segunda-feira, 30 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO EM CAAPORÃ

Oposição critica 'caos na saúde e educação' provocado pela 'arrogância do governo'

"Nesta 'nova Paraíba', estudantes são reprimidos com spray de pimenta e professores são agredidos dentro do próprio Palácio da Redenção"

Em declaração conjunta, os vereadores que integram a oposição em João Pessoa - Fernando Milanez (PMDB), Eliza Virgínia (PSDB), Marcos Vinícius (PSDB), Tavinho Santos (PTB) e Mangueira (PMDB) alertaram para o "caótico quadro dos setores da Saúde e Educação" no Estado. Segundo o grupo parlamentar, resultado da postura "arrogante, autoritária e aversa ao diálogo" da gestão Ricardo Coutinho (PSB), a Paraíba está passando por um dos mais graves momentos adminsitrativos de sua história.
"Nesta 'nova Paraíba', estudantes são reprimidos com spray de pimenta e professores são agredidos dentro do próprio Palácio da Redenção", criticou o tucano Marcos Vinícius, alertando para os episódios desta segunda-feira que ganharam ampla repercussão nacional: pacientes proibidos de atendimento no Hospital de Trauma da capital e um grupo de docentes em greve sendo maltratados pelas forças de segurança do Estado.
Na avaliação de Marcos Vinícius, ainda, o retrocesso que o atual governo está impondo à Paraíba uma fase tenebrosa em que a intolerância tomou o lugar do diálogo; a prepotência substituiu a negociação; a arrogância assumiu o espaço do contraditório. "Problemas todos os governos enfrentarão, mas é impressionante como o governador Ricardo Coutinho simplesmente quer resolver as demandas do Estado enfrentando-as mais como atos conspiratórios do que pleitos justos e legítimos", critica o vereador da capital.
O mais surpreendente, segundo o vereador Fernando Milanez, líder da oposição, é que a trajetória política de Ricardo Coutinho - que sempre se orgulhou de emergir dos movimentos sociais - sugeria que ele, melhor do que ninguém, saberia conduzir as pressões naturais a quem está no poder.
"O que a Paraíba inteira testemunha, e nós nunca nos enganamos em relação a isso, é que o Sr. Ricardo Coutinho é uma farsa como agente político, pois demonstra agora grande incômodo com as manifestações democráticas e legítimas de segmentos da sociedade", avaliou o vereador.
Da Redação com assessoria
WSCOM Online

Homem é morto após se envolver numa briga há cerca de um ano

Vítima conversava com amigos quando foi surpreendido pelos assassinos

Eziel caiu morto na entrada da casa dos pais (Crédito: Crédito: Walter Paparazzo)
A polícia registrou na noite desta segunda-feira, 30, o assassinado do evangélico Eziel da Silva Pereira, 34 anos. O homicídio aconteceu na rua Romeu Rangel, no bairro do Rangel e foi praticado por dois homens ainda não identificados.
De acordo com levantamento feito pela polícia o crime tem característica de vingança, pois há cerca de um ano, Eziel, que trabalhava como auxiliar de serviços gerais havia se envolvido numa briga e na ocasião a vítima prometera vingança.
Curiosos acompanham a chegada da polícia (Crédito: Crédito: Walter Paparazzo)
Logo após o incidente Eziel, que era pai de duas crianças, resolveu mudar de vida e se converter passando a freqüentar uma igreja evangélica, no entanto, ele não esperava que a ameaça fosse se concretizar.
Por volta das 20h30 ele estava próximo a sua residência conversando com amigos e familiares quando percebeu a aproximação de dois homens. Temendo o pior Eziel resolveu correr, mas foi perseguido e baleado. Mesmo ferido ainda entrou na casa de seus pais onde caiu morto.
Após constatar que o auxiliar de serviços gerais estava morto a dupla fugiu do local do crime sem ser identificada. Guarnições da PM estiveram no local, no entanto, não conseguiram maiores informações sobre a autoria do crime. O corpo foi removido para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal após a realização da perícia em local de morte violenta.
Cardoso Filho

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Presidente do sindicato dos taxistas é morto a tiros; autoria e motivo são desconhecidos da polícia


Edmilson foi morto a tiros dentro de seu veículo; ele havia saído da casa de show

Mistério. É como a polícia está tratando o assassinato do presidente do Sindicado dos Taxistas da Paraíba, Edmilson Francisco da Silva, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, 23, em João Pessoa. Edmilson foi morto com tiros na cabeça.
O crime aconteceu por volta das 2h próximo a uma parada de coletivos na entrada para o bairro Jardim Veneza. Ele foi executado dentro de seu veículo Corsa Sedan, cor prata, de placas NQQ-2976 de João Pessoa que ficou com os vidros baixos das portas dianteiras e os faróis de brisa ligados. Dentro do carro foram encontrados celulares, vários pertences da vítima e até dinheiro da casa de show.
Edmilson que era proprietário da casa de show O Xamegão, localizado em Bayeux, gerente de um posto de combustíveis da BR-230 e ainda mantinha um programa de rádio havia saído da casa de show, segundo informações da polícia, após pagar os funcionários e se dirigia para sua residência, no bairro de Manaira, na Capital.
Para o sargento Marrone, amigo do sindicalista, ele havia confidenciado que estava sendo ‘observado”, isto na semana passada. O militar, que estava com ele no momento na casa de show presenciou duas pessoas numa moto Tornado e um veículo classic em atitudes suspeitas e quando tentou abordá-los os dois veículos saíram em alta velocidade.
No local do crime, segundo informações colhidas pela polícia, uma moto chegou a ser vista com dois homens ao lado do carro da vítima.
Nesse momento é grande a movimentação de taxistas, familiares e amigos de Edmilson na Gerência Executiva de Medicina Legal (GEMOL) para onde o corpo do sindicalista foi levado após perícia realizada no local de crime violento.

Cardoso Filho
WSCOM Online

Adolescente morre com mais de 10 tiros

Adolescente morre com mais de 10 tiros Um adolescente de apenas 15 anos de idade foi executado a tiros na noite desde domingo (22) em João Pessoa. O crime aconteceu na Rua José Batista, 175, comunidade Colibris , no José Américo.

Segundo informações da polícia, por volta das 20h30 o jovem estava dormindo em um colchão quando a teve a casa invadida por desconhecidos que já entraram atirando. No momento do crime, a madrasta da vítima estava na casa e sob a mira de armas foi obrigada a deixar a residência.

Os desconhecidos foram até o local aonde o adolescente dormia e o executaram com mais de dez tiros. Durante as investigações o pai da vítima contou à polícia que o seu filho tinha envolvimento com drogas e que na tarde deste domingo ele discutiu com um grupo de rapazes.



Paraíba.com

Frei Anastácio representa Paraíba em encontro nacional do Movimento PT

Frei Anastácio representa Paraíba em encontro nacional do Movimento PT O Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT, realizado de quinta a domingo (19 a 22), em Natal-RN, reuniu representantes da tendência de todo Brasil. A Paraíba foi representada pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT), fundador do movimento no estado. "Foi um encontro onde a juventude teve a oportunidade de refletir sobre o passado, presente e futuro do nosso país e elaborar uma agenda de atividades", disse Frei Anastácio.

Frei Anastácio destacou ainda que a participação da juventude é de extrema importância já que em encontros como esse, eles participam das grandes discussões nacionais, como a reforma política e o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramitam no Congresso Nacional. "Esses assuntos devem ter a participação de todos que devem colaborar com a reforma política e a juventude não pode ficar de fora de um projeto tão importante para o País", disse o deputado. O encontro teve a participação de jovens e representantes da tendência de 14 estados.

A deputada federal pelo Rio Grande do Norte, a paraibana Fátima Bezerra (PT), presidenta da Comissão de Educação da Câmara, salientou a formulação do PNE 2011-2020, que vai definir as metas para a Educação e deve ter também a contribuição dos jovens. "Convoco todos vocês que fazem a Juventude do Movimento PT a discutirem e se envolverem com o debate do Plano Nacional da Educação. Trata-se de um assunto que atinge diretamente vocês", ressaltou a deputada falando aos jovens.

Segundo Frei Anastácio, entre os temas discutidos estão "Democracia Brasileira e o PT: histórias que se confundem; PT: socialista ou social-democrata? A identidade do Movimento PT e o socialismo democrático: passos necessários. A Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário,também participou com a palestra "Plano Nacional de Desenvolvimento Humano".

Um dos pontos mais importantes do encontro, segundo o parlamentar, foram os grupos de discussão formado pelos jovens, que debateram Juventude e educação; Juventude e trabalho; Juventude e comunicação;Juventude e campo;Juventude e participação;Juventude e cultura Juventude e meio ambiente;Juventude e igualdade racial;Juventude e direitos humanos e a Juventude e saúde.

Aniversário de Sindicato

No domingo (22), Frei Anastácio também participou das comemorações dos quarenta anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca, um dos mais antigos da Paraíba, fundado em 18 de maio de 1971. As comemorações começaram pela manhã, com homenagens aos ex-presidentes e à tarde houve celebração religiosa. Segundo Frei Anastácio, esse sindicato tem um papel muito importante, não só para os agricultores daquela região, mas para o resto do estado, porque serve de exemplo pela organização e pelas lutas em defesa dos trabalhadores.


Assessoria

domingo, 22 de maio de 2011

Cássio Cunha Lima e José Maranhão terão processos julgados nesta terça pelo TRE


Os ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB) serão julgados nesta terça-feira (24) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
De acordo com a pauta de publicação disponível no site do TRE, Cássio enfrentará mais um processo referente ao 'caso FAC' que resultou na cassação de seu mandato. A representação foi movida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).
A ação que tramita desde 2006 no TRE já passou pelas mãos de nove relatores e agora está sob a responsabilidade do desembargador Genésio Gomes Filho.
Cássio Cunha Lima aguarda o STF comunicar à Justiça Eleitoral o provimento de seu recurso, para que possa ser diplomado senador.
O tucano foi eleito senador com mais de um milhão de votos, mas teve o registro de sua candidatura barrado pelo TSE com base na Lei da Ficha Limpa, justamente em decorrência da cassação de seu mandato pelo 'caso FAC'.
Com a decisão do STF de que a Lei Complementar 135/2010 só valeria para as eleições de 2012, Cássio ganhou o direito de assumir no Senado Federal.

O TRE também irá julgar na próxima terça-feira um agravo regimental interposto pelos advogados do governador Ricardo Coutinho (PSB) contra a decisão do então juiz Carlos Neves que extinguiu a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) de nº 736621, contra José Maranhão, sem resolução do mérito.
Na ação, Ricardo Coutinho acusa Maranhão de fazer a distribuição de dezenas de ônibus a prefeituras paraibanas utilizando-se de critérios políticos e de ter assinado ordens de serviço em todo o Estado com fins eleitoreiros, no ano passado.
O juiz Carlos Neves, então relator da AIJE, acolheu no dia 4 de março uma preliminar de incompetência da Justiça Eleitoral, levantada pela defesa do peemedebista, extinguindo a ação.
"O Colendo TSE já decidiu que não compete a Justiça Eleitoral examinar o mérito de atos de gestão (no caso, a assinatura de ordem de serviço e entrega de ônibus escolares de convênios), notadamente no sentido de discutir acerca dos juízos de conveniência e oportunidade a eles inerentes, sobretudo quando estes atos se deram antes do período eleitoral".
O relator da ação é o corregedor eleitoral João Batista Barbosa.

TCE realiza auditoria nas contas de 21 municípios paraibanos entre 23 e 27 de maio



O roteiro de inspeções da Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para o período de 23 a 27 de maio inclui 21 municípios paraibanos. São eles Alagoinha, Boa Ventura, Caaporã, Caldas Brandão, Cruz do Espírito Santo, Damião, Diamante e Dona Inês.
Também, Juazeirinho, Mamanguape, Manaíra, Monte Horebe, Monteiro, Pirpirituba, Riachão do Bacamarte, Santa Cruz, Santana de Mangueira, São Bento, São José de Caiana, São José de Piranhas e Solânea.
As inspeções semanais da Auditoria a Prefeituras, Câmaras Municipais e aos demais organismos do Estado e dos Municípios fazem parte da rotina de trabalho do TCE e, portanto, não decorrem, necessariamente, de indícios de irregularidades ou denúncias contra as administrações públicas.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

QUEIJO QUALHO: Motoristas reclamam da PB – 008, estrada está com bastante buraco


FALTA DE MANUTENÇÃO ANTES DAS CHUVAS, FEZ PISTA SE TORNAR UM CAOS PARA MOTORISTAS

                                Os motoristas que circulam diariamente pela via estadual PB – 008, pista que dá acesso ao distrito de Acaú, sabem como é o sofrimento com os buracos no asfalto, onde já ouve vários acidentes, inclusive, com morte, relata o motorista José Gomes da Silva(39), que trabalha há alguns anos no transporte de passageiros alternativos ligando Acaú, Pitimbu à Caaporã e região.
                               Senhor José Gomes conhece muito bem a estrada e a falta de atenção dos responsáveis pela pista que liga toda região ao litoral sul paraibano, segundo ele diz:
      -“ faço todos os dias esse percurso e não vejo nada pra melhorar o asfalto que é igual a um queijo qualho, até quando vamos ficar assim, esse caos? Será que tem de morrer mais alguém para tomar providência?”.
                                Insatisfeitos seu José Gomes e população usuária da PB – 008  que saber de quem é a responsabilidade, se é do GOVERNO DO ESTADO, DER, ou do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) quemé responsável? qual o órgão que cuida das vias asfaltadas?  “- um dos responsáveis tem que rever o mais rápido possível e dá uma solução imediata para nós, que dia-a-dia estamos trabalhando arriscando nossas vidas em uma pista cheia de buracos capaz de acontecer uma tragédia maior. Vamos cobrar, pagamos caro os impostos para termos segurança até no trânsito”. O seu José Gomes ainda lembra sobre as fábricas que irão chegar no município de Pitimbu e reforça à atenção para o descaso.
                               -“já que as instalações futuras das fábricas irão ser na região do litoral sul onde o fluxo de veículos será constante temos que solicitar a eles a melhoria desta tão importante estrada, porque essa condição precária sem fiscalização, sinalização fica difícil não haver acidentes com vitimas neste trecho que já é bem conhecido como “trecho perigoso”. Desabafou o motorista.

SUBIU A PRESSÃO: Apresentador passa mal ao vivo durante programa na PB


             CHUMBO GROSSO: Anacleto Reinaldo passa mal no programa Cidade em Ação

O apresentador Anacleto Reinaldo,da TV Arapuan, do programa Cidade em Ação, passou mal ao vivo, por volta das 13h, porque teve pressão alta. Ele foi encaminhado para um médico.

O apresentador chegou a esquecer sua fala durante a apresentação, Anacleto foi substituido no intervalo por Jonas Batista.

O estado do apresentador não é grave, ele foi retirado por uma questão de segurança e já foi medicado, como disse o próprio Jonas, "com pressão não se brinca".

O programa faz a reportagem dos principais casos de polícia em João Pessoa e no restante da Paraíba, o Cidade em Ação vai ao ar de Seg.à Sex. apartir do meio dia na TV Arapuã.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Homem vai ao encontro da namorada e acaba assassinado por desconhecidos

Vítima saiu de casa para se encontrar com namorada, mas foi recebido por criminosos

O que poderia ser mais um encontro de um casal acabou em assassinato no conjunto Tibiri II, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa. A vítima foi o servente de pedreiro Carlos Alberto Monte, de 28 anos executado a tiros por volta das 20h30 desta segunda-feira, 16.
A única informação colhida pela polícia foi que o homicídio foi praticado por ocupantes de um automóvel Celta de placas e cor não anotadas. Renata, testemunha do crime e namorada da vítima, foi levada para a Delegacia de Santa Rica para prestar depoimento. A polícia não descarta a hipótese de Carlos ter sido chamado para o 'cheiro do queijo.
Segundo informações colhidas pela polícia junto a família da vítima, por volta das 20h Carlos Alberto estava em sua residência quando recebeu uma ligação telefônica de uma mulher dizendo que se encontrar com ele e pediu para o servente de pedreiro se dirigir a rua Sebastião Araújo, naquele núcleo habitacional.
Ao chegar ao local combinado o servente de pedreiro foi surpreendido com a chegada de dois homens que passaram a atirar contra ele. Carlos teve morte imediata e a dupla fugiu sem ser identificada. O crime aconteceu próximo ao cemitério da comunidade.
Cardoso Filho
WSCOM Online

Nonato rebate Vital Filho : ‘emenda de R$ 300 mil do Folia de Rua até agora não chegou’



Secretário de Comunicação revela ausência de transferência do senador

O Secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, afirmou no programa “Conexão Máster” que conversou com o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, lhe informou que até agora não chegaram os R$ 300 mil prometidas pelo senador Vital Filho para o Folia de Rua.
- Estive com o prefeito, que me garantiu até o presente momento precisou utilizar de recursos próprios para pagar o Folia de Rua porque a emenda do senador não chegou.
CRISE - Nonato informou que a crise com os jornalistas Juarez Amaral, Paulo Roberto e Dagoberto Pontes se deu porque não aceitou fazer acordo para não prestarem trabalho na Casa Civil.
Ele admitiu que, depois de trinta dias, a ausência no trabalho pode gerar envio para a Secretaria da Administração em processo administrativo.

Da Redação
WSCOM Online

domingo, 15 de maio de 2011

Eduardo Campos nega querer Presidência e reafirma apoio a Dilma

Aos 45 anos, preside o Partido Socialista Brasileiro, o que mais cresceu nas últimas eleições
Neto do revolucionário Miguel Arraes (1916-2005), o governador Eduardo Campos (PSB-PE) tem um discurso calculado e conciliador. Aos 45 anos, preside o Partido Socialista Brasileiro, o que mais cresceu nas últimas eleições. Reeleito com 83% dos votos, ele agora está nos comerciais do partido em rede nacional.
Diz que não está em campanha para a presidência. Promete que apoiará Dilma em 2014 e afirma que não está se descolando do PT. "Não há como descolar o que não está colado". Elogia Lula, mas lembra a todo o momento do legado de Fernando Henrique Cardoso --cujo texto sobre a oposição leu duas vezes.
Nesta entrevista ele se declara preocupado com a economia e faz uma avaliação da cena política.
Folha - O sr é candidato à presidência em 2014?
Eduardo Campos - Não. O cenário para 2014 aponta como natural a candidatura à reeleição da presidente Dilma. Nós estamos no projeto dela. Fizemos uma aliança estratégica com o PT, mantendo nossa identidade. Nunca tivemos uma posição subserviente. Essa posição fez o PSB crescer. Fomos o partido que mais cresceu nas ultimas eleições. Não temos porque alterar esse rumo estratégico. Na política não tem fila.
Mas há a avaliação de que a sua campanha que está no ar significa um descolamento da presidente. O sr. fala em novo caminho pra o país.
Não há como descolar o que não está colado. Temos uma aliança política, mas temos identidades próprias. O Brasil foi caminhando, conquistamos a democracia, a Constituição, direito a ter regras estáveis, a estabilidade econômica, agora a causa da sustentabilidade, a responsabilidade fiscal. Há um grande consenso brasileiro sobre esses valores. O governo do PSDB ajudou com a estabilidade fiscal. O governo Lula ajudou colocando o dedo na desigualdade. No PSB queremos ser uma opção, um caminho para governar cidades, Estados.
E a presidência?
E um dia será natural. Acredito que o dia do PSB não é em 2014.
Que avaliação o sr. faz da cena política, com a base governista inchada e a oposição em crise?
Uma coisa dialoga com a outra. A oposição foi se deslocando da pauta real e foi ficando com uma pauta muito institucional. A campanha foi das mais despolitizadas. Quando isso acontece, quem ganha sai muito fortalecido porque quem perde não deixa um pensamento.
Isso explica o movimento de Kassab e seu novo partido?
Sim, a falta de perspectiva, depois da terceira derrota consecutiva. Leva naturalmente o governo a ficar muito forte e a oposição muito fragilizada. Isso é constante? Não. Esse quadro é dinâmico.
Para onde vai isso? A oposição vai se recompor, unificar partidos?
Os grandes movimentos não vieram dos partidos políticos. Vieram da rua. A campanha das diretas, o impeachment, a vitória de Fernando Henrique Cardoso. A oposição vai precisar fazer o debate para encontrar a proposta do futuro.
No que vai resultar o PSD?
Isso se insere no processo desse conjunto em que Kassab sempre esteve. Como não tinham mais caminho estão tentando se reinserir no quadro político sem ter uma posição automática contra o governo. Na base do governo convivem forças políticas que não são diferentes das forças que estão entrando no PSD.
Uma base tão ampla e com interesses conflitantes não paralisa o governo?
Uma grande coalizão como essa, num determinado momento, corre o risco de não existir mais e a alternativa é sair da própria base. É um processo cíclico.
Por que não houve a fusão com o PSD? Houve muita resistência interna no PSB?
Nunca trabalhamos com essa possibilidade. Podemos ter alianças na política municipal, estadual, federal.
Como avalia as saídas de Paulo Skaf e Gabriel Chalita?
Nos sentimos desafiados a continuar crescendo com quem queira ter vida partidária e desenvolver projetos coletivos. O tempo dirá quem tem razão.
O PSB é socialista? Que sentido tem esse nome?
Esse nome tem um sentido de justiça, de cuidar mais de quem mais precisa, de universalizar os serviços públicos, fazer com que o serviço público funcione.
Mas falar de socialismo hoje tem uma conotação mais bem comportada?
Claro, porque o mundo mudou, O que fica é o valor da solidariedade, da justiça, da inclusão, da dignidade, da transparência.
Seu avô, Miguel Arraes, dizia eu os seus maiores adversários eram os grandes proprietários. Quem são os seus adversários hoje?
Eu procuro mais aliados do que adversários. Na eleição se expressaram os nossos adversários. Por um processo histórico, a carga de preconceito é bem menor do que sobre o dr. Arraes. Eu não vejo nenhum segmento empresarial com preconceito, seja banco, empreiteira. Eles têm a sua lógica de buscar lucro.
Qual a possibilidade de uma aliança sua com Aécio Neves?
Sou amigo do Aécio, militamos juntos. Acho que vamos manter as alianças. Em 2012, na eleição municipal, deveremos estar em muitos palanques juntos, onde já estamos, como em Belo Horizonte.
Qual o futuro de Ciro Gomes?
Ciro é um grande quadro político. Tivemos divergências. Ele pode ser candidato a qualquer coisa no PSB. Tem talento, história, o nosso respeito.
Como economista, está preocupado com inflação, câmbio, juros?
Sim. O cenário externo é mais restritivo. A inflação precisa voltar para o centro da meta. Nada indica que o câmbio irá voltar a patamares do passado. Tudo isso passa por ajustar o juro brasileiro ao patamar do juro internacional. Isso não se faz por decreto, mas com grande esforço, inclusive fiscal.
Entre desenvolvimentistas e monetaristas com quem o sr. fica?
Acho que a verdade está pelo meio. A inflação não veio por demanda. Veio por preços administrados, por regras fixadas lá atrás. Energia elétrica, por exemplo.
Foi um erro do processo de privatização?
É um erro, uma inconsistência de uma regra. É como um procedimento para tratar um doente. Se existe uma droga melhor, não altera? Os espaços para corte cada vez são mais limitados porque a expressão do gasto em juro é cada vez maior no bolo da despesa. O país precisa expandir a capacidade de investimento.
A desindustrialização é um problema?
Não acredito que o mundo vai se dividir: a china sendo a fábrica do mundo e nós a fazenda. Precisamos agregar valor à nossa pauta. É preciso discutir juros, ICMS. Passamos a viver a esbórnia da guerra fiscal, agora até em cima do importado. O governo federal vai ter que botar a mão no bolso. A situação fiscal de muitos Estados é muito dura.
Qual a sua visão sobre a privatização?
É um assunto que está para a história. O PSB foi contra naquele tempo. A discussão hoje é a regulação do serviço hoje, sobretudo das concessionárias de serviço público, energia e telefone. Precisa ter uma regulação dura. Do mesmo jeito que eu estou aqui cumprindo um contrato dando reajuste da inflação, a concessionária não pode deixar de fazer os investimentos na qualidade dos serviços.
O governo deveria adotar controle de capitais?
O capital volátil de curto prazo não pode ser tratado da mesma forma de quem vem abrir uma fábrica, gerar emprego. Precisamos ter um padrão de tratar de forma diferente os diferentes.
Na sua visão, qual é a reforma política necessária?
Reforma política e tributária são importantes e devem ser feitas fatiadas. A pedra de toque é olhar o longo prazo. 2022, por exemplo. E fazer um pacto para fazer uma reforma de como se financia o Estado e de como o Estado se organiza.
O que o sr. achou do texto de FHC?
É a primeira formulação da oposição para tentar construir um caminho. Se ele conseguiu só o tempo vai dizer Li o texto duas vezes. Para estar na vida pública é preciso ter uma estratégia, sem pensamento. Se não, vira negócio de eleição de liga de dominó.
Na sua vida política qual foi o momento mais tenso? O escândalo dos precatórios?
Foi. Ficou maturidade. Aprendi a não prejulgar os outros e a não ter ressentimento. Não guardei mágoa. Naquele episódio meus adversários me fizeram o que eu sou hoje. Eles me preparam para eu vencer.
Há dificuldade para um político baseado no Nordeste conquistar a Presidência?
Na verdade, tem. É claro que é mais difícil um político do interior de PE se eleger governador do que um político da capital. Isso vale também para alguém do NE se eleger no Brasil. Pela expressão eleitoral. A tendência é essas questões regionais sejam superadas no debate político. Ainda pode haver preconceito por caricaturas que se fazem do que é NE, como se fosse uma grande fazenda cheia de oligarquias.
Qual o legado de Arraes?
Coerência, coragem, proximidade do povo. É muito forte.
Qual o melhor presidente da história do Brasil?
Lula.
Folha Online

sábado, 14 de maio de 2011

AÇÃO GLOBAL DA UM SHOW DE CIDADANIA EM CAAPORÃ

Realmente este sábado será marcado na historia de Caaporã, A "Ação global" vai deixar para o povo Caaporense, uma história de Cidadania e responsabilidade social. O municipio está em clima de festa e as pessoas realizando sonhos, desejos e tendo toda atenção de vários profissionais de diversas áreas.

 Profissionais da Saúde (verificação de Diabetes )
Socorro Brito, Prefeito Dr. João e Dra. Ivanilda 1ª dama
          Comandante da 3ªCia Cap. Benevides e seus auxiliares
  um dos serviços oferecidos na Ação globoal é a oficina de corte de cabelo 
          Eduardo Carlos( Presidente da Rede Paraíba de Comunicação), Socorro Brito, Dr. João, Dra. Ivanilda e Buega Gadelha ( Presidente da FIEP)  

Após matéria do nosso blog, Prefeito de Pitimbu diz que Said Abel é um bom nome para 2012

O prefeito de Pitimbu, Rômulo Carneiro, após ler a matéria publicada no blog “Show da Manhã” onde o jurista Said Abel confirma sua candidatura a prefeito de Pitimbu, admitiu, que Said Abel é um bom nome para disputar a prefeitura do município em 2012. 

Rômulo disse que o advogado é um "bom nome", embora o prefeito afirme que irá fazer uma consulta popular, ouvindo além da população, seus aliados politicos e lideranças da região. "Eu tenho muito respeito pelo Said, não descartaria apoiá-lo, mas só vou decidir quem apoiar, após essa consulta popular, e em janeiro divulgarei o nome do meu candidato. 

Um dos nomes citados como pré-candidato a prefeito em Pitimbu, Rafael Maurício, também entrou em contato com nossa produção e parabenizou o Jurista Said Abel, por entrar na disputa. “Meu nome está sendo colocado, mas ainda há muito chão pela frente e vamos consultar a população, se for o desejo de todos, permaneço como candidato”, finalizou o jeovem Rafael.

Luiz Cláudio

Resultado da enquete para prefeito de Alhandra no blos "Show da Manhã"

Mais uma enquete foi realizada, e mais uma vez foi sucesso! Dessa vez a cidade de Alhandra foi destaque e em apenas 04 dias a população votou maciçamente na aferição pública. A pergunta foi: EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE ALHANDRA?
Victor Braga e Vitalzinho em camapanha de 2010

Primeiro
O grande vencedor foi o tabelião Victor Braga, que alcançou 338 votos do total de 691, obtendo assim 48% da votação. Victor Hugo Braga já foi vice-prefeito e para 2012 tem o apoio do prefeito de Conde Aluísio Régis. Victor afirma que sua história de vida e a população alhandrense o credenciam para a disputa.
Segundo
Gorete Mendes, obteve 150 votos, 21% da votação. Gorete é esposa do deputado estadual Branco Mendes e foi primeira-dama do município. O curioso é que Victor e Gorete são primos.
Terceiro 
Correndo por fora, está o presidente da Câmara Manoel do Posto, que obteve 95 votos, 13% da votação final. Manoel vem exercendo um excelente trabalho a frente da Câmara e é tido pela população como um homem simples e honesto.
Mais uma vez lembro que fazemos apenas "Enquete", todos sabem que não diz muito, mas com certeza diz alguma coisa.
Obrigado à todos que nos acessam diariamente!
Luiz Cláudio

Said Abel entra de vez na disputa para prefeito de Pitimbu e tem o apoio da classe jurista

O jurista e defensor de vários prefeitos paraíbanos, Said Abel, confirmou que é pré-candidato a prefeitura municipal de Pitimbu. Said afirmou que a decisão foi tomada após uma reunião com advogados, procuradores, defensores, promotores e desembargadores, que confirmaram incondicional apoio ao advogado.


O nome de Said é visto com bons olhos também por vários veículos de comunicação, pois o mesmo sempre que é solicitado, faz questão de comparecer, demonstrando assim respeito pelos profissionais.


Conhecido por suas posições firmes e por ser carrasco dos fichas sujas, Said cassou o prefeito de Pitimbu Hércules Ribeiro, com a comprovação de compra de votos.
O jurista entra na disputa voltando ao seu antigo partido o PCB.


Desempenhado um trabalho reconhecido em Pitimbu, o Jurista é tido como um filho querido da cidade e quem procurar por ele no municipio encontra fácil, pois todos apontam o local. Said também conta com o forte prestigio da esposa Armanda, que é reconhecida pela população de Pitimbu como uma excelente Secretária de Ação Social.


Agora mais um nome é confirmado na briga, vamos ver quantos ficarão e quantos saem até o inicio do ano que vem. Vamos aos nomes:


1 - Advogado - Said Abel
2 - Vereador - Marquinho é Dez
3 - Empresário - Rafael Mauricio
4 - Leonardo Barbalho 
5 - Hércules Ribeiro
6 - Dani Pereira
7 - Joaquim Roberto

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Casa Lotérica é assaltada no Cabo Branco

Os assaltantes renderam os funcionários e clientes
 No final dessa manhã de terça-feira, 10, uma casa lotérica localizada no bairro do Cabo Branco, foi invadida por dois homens armados. O que chama atenção no fato, é que o estabelecimento fica a menos de 200 metros de um posto da Polícia Militar.

Os assaltantes renderam os funcionários e clientes que estavam no local, pediram o dinheiro do caixa e depois fugiram em direção a avenida Beira-Rio. Os acusados ainda não foram localizados.
da Redação

Vital do Rêgo quer mais investimentos para a Ciência e Tecnologia

Ministro fez uma avaliação sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti) no período de 2007 a 2010
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defendeu na manhã desta quarta-feira (11), mais investimentos para serem aplicados na Ciência e Tecnologia. Para isso, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), da qual o senador paraibano faz parte, convocou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para uma audiência pública.
O ministro fez uma avaliação sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti) no período de 2007 a 2010.
Entre as ações previstas no plano, destacavam-se, elevação dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento de 1,02%, em 2006, para 1,5% do produto interno bruto (PIB); ampliação da participação empresarial de 0,5%, em 2006, para 0,65% do PIB, do total de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); elevação do número de bolsas de mestrado e doutorado; e ainda implementação de 400 centros vocacionais tecnológicos e 600 novos telecentros.
“É importante fazermos um questionamento de qual o modelo de desenvolvimento que se pretende adotar para o país. Queremos um modelo que vise não apenas o crescimento econômico ou um que contemple também outros componentes, como a justiça social e a sustentabilidade ambiental” argumentou o senador.
Importância
Na condição de titular da CCT o senador peemedebista tem lutando por implantação de ações que garantam o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na Paraíba de forma especifica em Campina Grande.
O senador lembrou que Campina tem despontado como um pólo tecnológico exportador de software para todo o mundo, tendo como base a Universidade Federal de Campina Grande e a Fundação Parque Tecnológico. Prova disso é que a Rainha da Borborema foi eleita essa semana como uma das 45 cidades do Brasil referência em Inovação, desbancando várias capitais do país como Natal e Terezina.
O senador citou como exemplo do espírito inovador da cidade, o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia que será reinaugurado no próximo dia 19 e que terá vários eventos desenvolvidos por cientistas campinenses.
Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Após erra, PGR devolve recurso de Cássio ao ministro joaquim Barbosa


Informações são de o recurso foi parar na PGR por um erro no andamento processual

A Procuradoria Geral da República (PGR) devolveu no final da tarde desta quarta-feira ao gabinete do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), o recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No início da tarde, Barbosa comunicou PGR que deu provimento ao recurso do ex-governador, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impugnaram sua candidatura a senador nas eleições estaduais de 2010.
No entanto, as informações são de o recurso foi parar na PGR por um erro no andamento processual. Inclusive, o site do STF confirmou que o “lançamento do recurso a PGR foi indevido”.
O chefe de gabinete de Joaquim Barbosa, relator do processo, confirmou que o recurso já foi devolvido ao STF. Ele disse também que não há previsão de quando o ministro comunicará sua decisão de acatar o recurso de Cássio a Justiça Eleitoral.
Após a devolução, a coligação 'Paraíba Unida' (PMDB, PT, PSC, PC DO B, PR, PRB, PT DO B, PMN, PHS, PSL E PP), deu entrada a uma petição (26304/2011 - 11/05/2011), requerendo juntada de procuração e/ou substabelecimento no processo.

sábado, 7 de maio de 2011

Grande radialista Cesar Filho na Caaporã fm omenageia as mães do litoral sul

Fantástico traz domingo denúncia sobre alimentos; João Pessoa está entre cidades pesquisadas


WSCOM trouxe informação quatro semanas atrás com exclusividade

Está no site da Rede Globo. O programa Fantástico verificou como andam os alimentos oferecidos para as crianças nas escolas. E descobriu casos de completo desleixo. Durante um mês, cruzando o território nacional, nossas equipes investigaram a qualidade da merenda escolar e o que encontraram é um escândalo. João Pessoa está entre as cidades pesquisadas.

Conforme informaçoes levantadas junto à Rede, a equipe da emissora passou quatro dias em João Pessoa ouvindo diretores, merendeiras, alunos, mães  de alunos e ainda teve acesso ao contrato da empresa MSP, de São Paulo, cujo dono foi preso em processo de "delação premiada" fez várias revelaçoes contundentes.
Segundo o site, são dezenas de flagrantes do mais completo desleixo. Em algumas escolas, a merenda é tão ruim que ninguém consegue comer e quase tudo vai para o lixo.
E diz mais: E há escolas onde simplesmente não existe comida para os alunos.O que está por trás de tanto descaso? O que dizem as autoridades? O portal WSCOM teve acesso a dois personagens que contribuiram com a reportagem em Joao Pessoa.

Em João Pessoa, a denúncia foi consubstanciada a partir de relatório/denuncia pelo Ministério Público da Paraiba, através da promotora Fabiana Lobo, da Infancia e da Juventude, cujo relatório é considerado forte e está no plano nacional por ter verba federal.
O WSCOM trará mais detalhes no decorrer dos dias.
Leia: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1661158-15605,00-FANTASTICO+DENUNCIA+MA+QUALIDADE+DAS+MERENDAS+ESCOLARES+NO+PAIS.html

Da Redação
WSCOM Online

Polícia registra três homicídios e uma tentativa de assalto na região metropolitana


Mulher não identificada foi uma das vítimas de homicídios durante a madrugada


Corpo de uma mulher  não identificada com perfurações a bala (Crédito: Walter Paparazzo)
A região metropolitana de João Pessoa registrou três assassinatos na madrugada deste sábado, 7. Dois casos aconteceram na Capital e outro na cidade de Santa Rita, onde um homem identificado por Flávio José Evaristo do Nascimento, de 18 anos, foi morto a facadas quando se encontrava bebendo num bar.
O crime aconteceu no distrito de Várzea Nova. Flávio José estava bebendo com colegas quando surgiu uma discussão com um amigo da bebedeira. O homem ainda não identificado se armou com uma faca e golpeou a até então amigo com vários golpes e em seguida fugiu.
Na capital os homicídios aconteceram nos bairros do Valentina Figueiredo e Manaíra, onde num dos acessos ao bairro São José foi encontrado o corpo de uma mulher não identificada com perfurações a bala.
No bairro do Valentina Figueiredo, José Heraldo Vilarim de Macedo, 52 anos foi assassinado na presença de um filho. De acordo com informações colhidas pela polícia, a vítima estava como carona de uma moto pilotava por um filho quando um desconhecido, em outra moto, efetuou um disparo que atingiu Vilarim e em seguida fugiu.
Vilarim Macedo foi atingido na cabeça e morreu no local. A polícia não descarta a hipótese de que o alvo seria o filho da vítima, que nada sofreu. Ele não identificou o autor do disparo.
No hospital de Emergência e Trauma está internado Edson Cunha do Nascimento, de 63 anos. Ele foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. o hospital de Trauma não forneceu informações sobre o estado de saúde da vítima.
Cardoso Filho
WSCOM Online

João Medeiros diz que nos 38 anos de médico nunca viu crise tão grave na Saúde


Lider dos médicos quer mobilização dos diversos setores da sociedade

“Estamos recorrendo a todas as instâncias possíveis porque não dá mais para suportar a gravidade porque passa a saúde e os médicos vinculados ao setor público do Estado, daí a importância da ação do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e do CRF, recentemente”, declarou ao WSCOM o presidente do Conselho Regional de Medicina, João Medeiros, afirmando que nos seus 38 anos de profissão médica “nunca vi crise tão grave”.
Conforme declarações do dirigente, “a classe medica do Pais tomou conhecimento no decorrer da semana desta situação de penúria e já se manifestou solidária com os médicos e a população da Paraíba exigindo solução imediata para o caos instalado”.
Segundo revelou, “são muitas as precariedades acumuladas ao longo dos últimos meses afetando fortemente as condições de trabalho e o respeito mínimo à classe dos médicos”.
Ele explicou que, mesmo tendo a participação e apoio do Ministério Público estadual no encaminhamento e busca de soluções, o CRM considerou importante buscar o Judiciário para se manifestar diante do quadro considerado por ele de “muito grave”.

Da Redação
WSCOM Online

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inquilino de CR7, ladrão de bancos é preso em ação da polícia portuguesa


Ricardo Alves, de 28 anos, residia em duplex de propriedade do gajo foi preso em flagrante.

Um caso inusitado chamou a atenção da imprensa lusa nos últimos dias. O ladrão de bancos Ricardo Alves, de 28 anos, foi preso na última quarta-feira em Lisboa no apartamento onde residia na capital portuguesa. O curioso é que o assaltante morava em um apartamento duplex que tem como proprietário ninguém menos do que Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid. As informações são do diário Correio da Manhã.
A ação no duplex de CR7, no bairro de Alcochete, foi realizada por agentes da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento de Lisboa, em Portugal. Os policiais encontraram evidências dos roubos, e Ricardo Alves foi preso em flagrante. Outro dado que chamou a atenção é que o assaltante está desempregado e pagava em dia o aluguel do apartamento no valor de € 700 (cerca de R$ 1,6 mil).
O apartamento foi comprado pelo jogador em 2008, quando ele ainda defendia o Manchester United. Segundo a imprensa portuguesa, o aluguel era pago diretamente para uma das irmãs de Cristiano Ronaldo, que não tinha ideia de quem era o inquilino no duplex do parente famoso.
Os assaltantes do bando de Ricardo Alves eram conhecidos por roubarem carros potentes para realizarem os assaltos de caixas eletrônicos de Lisboa. Na Espanha, defendendo o Real Madrid, o jogador ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
O português volta a campo no sábado para encarar o Sevilla, fora de casa. O Real Madrid ocupa a segunda colocação no Campeonato Espanhol, com 80 pontos, oito atrás do líder Barcelona.
Globoesporte
WSCOM Online
r

Gabinete de Barbosa diz que TSE deve comunicar decisão; Pires quer agilidade


“O ministro não comunica ao TRE. Após publicado e transitado em julgado o recurso segue para o TSE"

O chefe de gabinete do ministro Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, informou a reportagem do WSCOM Online, na tarde desta quinta-feira (05) que não é competência do ministro comunicar sua decisão de acatar o recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) liberando o seu registro de candidatura para senador.
“O ministro não comunica ao TRE. Após publicado e transitado em julgado o recurso segue para o TSE, que teoricamente deve comunicar ao TRE paraibano”, disse.
Marco Aurélio disse também que Barbosa ainda não analisou a petição movida ontem pelos advogados de Cássio, solicitando que o ministro comunique imediatamente a decisão para acelerar a posse.
“A petição está aqui, mas o ministro ainda não analisou”, disse.
Apesar das declarações do chefe de gabinete, o advogado Luciano Pires disse que aguarda apenas que o ministro comunique a decisão ao TRE para que Cássio seja empossado.
O advogado explicou que não há prazo regimental para a decisão seja comunicada o TRE-PB, mas, como a “matéria é urgente, já que uma cadeira do Senado está sendo ocupada ilegitimamente, espera celeridade no processo”.
Pires disse também que não tomou conhecimento de nenhuma ação dos advogados de Wilson Santiago para tentar efeito suspensivo contra a decisão de Barbosa.
“Não temos conhecimento de nenhuma ação, até por que não nos preocupa”, disse.
Cristiano Teixeira
WSCOM Online

Maioria no STF vota a favor da união estável de homossexuais

A tendência é de que a iniciativa seja aprovada, apesar da contrariedade de órgãos como a CNBB

A união estável de homossexuais já tem maioria no STF (Supremo Tribunal Federal). Na continuidade do julgamento nesta quinta-feira (5), sete ministros acompanharam o relatório favorável à iniciativa, escrito por Carlos Ayres Britto, somando sete votos. Há 11 ministros na Corte. Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ellen Gracie e Marco Aurélio de Mello foram a favor da causa –não houve nenhum voto contra a iniciativa até o momento.

Ainda votarão os ministros Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso. O ministro Dias Toffoli está impedido de se posicionar, já que atuou no processo quando era da Advocacia-Geral da União. Os ministros ainda podem mudar de voto até o fim da sessão, mas até agora nada indica que isso acontecerá.
A tendência é de que a iniciativa seja aprovada, apesar da contrariedade de órgãos como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que têm representantes acompanhando a decisão.

Em sua decisão, Lewandowski aprovou a união civil –que deverá estender a gays os direitos concedidos a casais heterossexuais–, mas ponderou que o Congresso deve legislar em temas ainda não previstos pela Constituição ou reservados a pares formados por um homem e uma mulher. Mais tarde a jornalistas, ele evitou detalhar se a preocupação lida com adoções, fertilização in vitro ou casamentos propriamente ditos.

Diante de um plenário menos disputado do que na quarta-feira (4), quando o julgamento começou, os ministros proferiram votos curtos e evocaram a igualdade para votarem a favor da união civil gay. “A homossexualidade caracteriza a humanidade de uma pessoa. Não é crime. Então por que o homossexual não pode constituir uma família? Por força de duas questões que são abominadas por nossa Constituição: a intolerância e o preconceito”, disse Fux.
“O reconhecimento de uniões homoafetivas encontra seu fundamento em todos os dispositivos constitucionais que tratam da dignidade humana”, afirmou Barbosa, em uma decisão que durou menos de dez minutos.
O Congresso foi criticado pelos ministros da mais alta corte do país. Gilmar Mendes afirmou que os políticos vivem "um quadro de inércia" para legislar sobre o assunto. Ricardo Lewandowski também fez críticas ao Poder Legislativo.
Entenda o julgamento
São dois pedidos analisados pelos ministros do Supremo neste julgamento: um deles é do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), para que funcionários públicos homossexuais estendam benefícios a seus parceiros, e o outro é uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para admitir casais gays como “entidade familiar”.
A decisão do Supremo terá o chamado efeito vinculante, ou seja, será aplicada em outros tribunais para casos semelhantes. Se os funcionários do governo do Rio de Janeiro conseguirem estender benefícios a seus parceiros, o mesmo acontecerá em outros Estados. Ao todo, mais de cem direitos passariam a ser dados a casais homossexuais.
Entre as novas garantias que podem ser dadas pelo Supremo estão pedidos de aposentadoria, pensão no caso de separação e uso de plano de saúde. Algumas decisões para estender direitos aos parceiros do mesmo sexo já foram tomadas por tribunais, mas a mais alta corte do país nunca se pronunciou sobre o assunto. Em seu voto proferido ontem, quando a questão começou a ser discutida, Ayres Britto também cogitou, sem se aprofundar, a possibilidade de adoção de crianças por casais homossexuais.
Aplicação
Antes de relatar os casos, Ayres Britto pediu um levantamento nos Estados para saber se a união civil de homossexuais já era reconhecida. O ministro detectou que isso aconteceu em tribunais de dez unidades federativas: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Essas decisões, de primeira ou segunda instâncias, podem pesar a favor do movimento gay no julgamento no STF. As decisões judiciais autorizaram não apenas as uniões civis homossexuais, mas também pleitos de pensão e herança.
Mais de 20 países de todo o mundo reconheceram a união civil de homossexuais antes do Brasil, incluindo o Uruguai. Outros, como a Argentina e várias partes dos Estados Unidos, permitem casamentos gays –uma decisão ainda mais condenada pela Igreja Católica.
R7.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuvas: 100 pessoas estão desabrigadas em Mogeiro

Centro alagado
Centro alagado
Os moradores das áreas mais baixa do centro da cidade de Mogeiro, Agreste paraibano, viveram momentos de muita tensão.
Nesta terça-feira (3), após alguns dias de chuva, principalmente nas áreas serranas do município, onde o volume de chuvas foi maior, levou o solo a ficar encharcado, barreiros cheios a transbordar e conseqüentemente riachos cheios, com sua vazão muito acima do normal.
De acordo com o prefeito da cidade, Antônio Ferreira, 100 pessoas estão desabrigadas por conta das fortes chuvas que caíram nas últimas horas na localidade.
Ruas prejudicadas
Ruas prejudicadas
Um dos riachos que corta a cidade, conhecido popularmente por Riacho de Mogeiro, teve um aumento muito alto no volume das suas águas, trazendo muita tensão para os moradores ribeirinhos, que tiveram suas residências inundadas e várias móveis arrastadas pela
correnteza.
A Prefeitura solicitou a compra de colchões e disponibilizou a creche para acomodação e dormida. Almoço e jantar também foram disponibilizados para os desabrigados e desalojados.

Chuvas deixam Natuba isolada; houve queda de barreiras, mas não há vítimas


Houve desabamento de barreiras, principalmente nas estradas e ainda atingiu algumas casas, mas não causou vítimas

Após as chuvas, muita lama ainda se encontra nas ruas da cidade
Natuba -  As fortes chuvas que caíram durante dois dias em Natuba, no Agreste paraibano, causaram estragos tanto na sede central do município como também na zona rural. É o que ficou constatado durante inspeção feita pela Defesa Civil estadual juntamente com o prefeito municipal José Lins da Silva Filho. Cerca de 50 pessoas estão desalojadas e a cidade se encontra praticamente isolada com apenas duas estradas com acesso, das seis existentes.
Os maiores estragos aconteceram na zona rural devido o aumento do volume do Rio Paraíba. O principal acesso a Natuba é pela cidade de Machados, estado de Pernambuco.
Devido a inundação, segundo o prefeito, a população ficou apavorada com a quantidade de água deixando a cidade ilhada. Várias moradias localizadas próximas ao leito do rio e nas encostas estão em situação de risco.

Clique Aqui para visualizar a Galeria de Fotos
Houve desabamento de barreiras, principalmente nas estradas e ainda atingiu algumas casas, mas não causou vítimas. O prefeito José Lins está providenciando a locação de imóveis para famílias que venham a ficar desabrigadas. “Espero a ajuda do governo do Estado para reconstruir o que foi destruído em Natuba”, disse o prefeito.
Nos quatro primeiros dias do mês de maio foram registradas chuvas que atingiram 223,1 milímetros, sendo o maior volume no dia 3, com 101,3 milimetros, dia da inundação da cidade.
O tenente-coronel Rufino Tavares informou que relatório da atual situação do município será entregue ao govenador Ricardo Coutinho para que seja providenciada ajuda humanitária para a população.


Cardoso Filho
WSCOM Online