quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vital do Rêgo quer mais investimentos para a Ciência e Tecnologia

Ministro fez uma avaliação sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti) no período de 2007 a 2010
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defendeu na manhã desta quarta-feira (11), mais investimentos para serem aplicados na Ciência e Tecnologia. Para isso, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), da qual o senador paraibano faz parte, convocou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para uma audiência pública.
O ministro fez uma avaliação sobre as ações desenvolvidas no âmbito do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pacti) no período de 2007 a 2010.
Entre as ações previstas no plano, destacavam-se, elevação dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento de 1,02%, em 2006, para 1,5% do produto interno bruto (PIB); ampliação da participação empresarial de 0,5%, em 2006, para 0,65% do PIB, do total de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); elevação do número de bolsas de mestrado e doutorado; e ainda implementação de 400 centros vocacionais tecnológicos e 600 novos telecentros.
“É importante fazermos um questionamento de qual o modelo de desenvolvimento que se pretende adotar para o país. Queremos um modelo que vise não apenas o crescimento econômico ou um que contemple também outros componentes, como a justiça social e a sustentabilidade ambiental” argumentou o senador.
Importância
Na condição de titular da CCT o senador peemedebista tem lutando por implantação de ações que garantam o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na Paraíba de forma especifica em Campina Grande.
O senador lembrou que Campina tem despontado como um pólo tecnológico exportador de software para todo o mundo, tendo como base a Universidade Federal de Campina Grande e a Fundação Parque Tecnológico. Prova disso é que a Rainha da Borborema foi eleita essa semana como uma das 45 cidades do Brasil referência em Inovação, desbancando várias capitais do país como Natal e Terezina.
O senador citou como exemplo do espírito inovador da cidade, o Museu Vivo da Ciência e Tecnologia que será reinaugurado no próximo dia 19 e que terá vários eventos desenvolvidos por cientistas campinenses.
Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário