segunda-feira, 26 de setembro de 2011

‘Fantástico’ apresenta críticas do Samu à falta de macas no HGE

Reportagem usou câmera escondida para mostrar pacientes pelos corredores do hospital
25/09/2011 22:50
Petrônio Viana

Segundo atendente, ambulâncias ficam até duas horas no HGE esperando liberação de macas
Uma matéria veiculada na edição deste domingo (25) do “Fantástico”, da TV Globo, denunciou os problemas causados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pela falta de macas no Hospital Geral do Estado (HGE).
A matéria mostrou problemas nos serviços de urgência em todo o país, principalmente relacionados à aquisição e distribuição de ambulâncias do Samu, e à precariedade no atendimento realizado nas unidades de saúde
Em Maceió, a reportagem da Globo, entrevistou um atendente do Samu, que deve sua voz alterada para não ser reconhecido.  De acordo com ele, as unidades chegam a ficar até duas horas esperando que as macas sejam liberadas pelo HGE.
“O que acontece que a gente chega aqui, deixa o paciente e o hospital não tem maca para colocar. Então, temos que ficar esperando. Enquanto isso, a população deixa de ser atendida. Às vezes, a ambulância fica parada aqui até duas horas”, contou o atendente do Samu.
Com uma câmera escondida, a reportagem da Globo mostrou o interior do HGE, com enfermarias superlotadas e pacientes pelos corredores.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, também foi entrevistado. Ele avaliou a situação verificada em Alagoas como parte de “um problema conjuntural do atendimento de urgência e emergência verificado em todo o país”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário